sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Entrevista do Presidente Zeze Perrela ao Superesportes

Apesar da fase muito ruim, o Cruzeiro não será rebaixado no Campeonato Brasileiro 2011. Quem garante é o presidente do clube e senador Zezé Perrella. De Brasília, o dirigente celeste, que deixará o cargo no fim do ano, conversou com o Superesportes, por telefone, nesta quinta-feira, e demonstrou extrema tranquilidade com a situação da equipe celeste na temporada. Perrella não se arrepende de ter negociado Dudu, Gil, Thiago Ribeiro e Henrique no decorrer do Brasileirão e acredita que o atual elenco tem condições de brigar por uma vaga na Libertadores, apesar das fracas atuações recentes.

”Eu troco de nome se o Cruzeiro cair, eu troco de nome. Sete pontos (de distância para a zona do rebaixamento) é muita coisa, é quase a mesma distância da gente para o quarto colocado. A possibilidade de cairmos é a mesma de estarmos daqui duas rodadas na zona de classificação para a Libertadores. Estamos a oito pontos do quarto lugar, isso não me preocupa”, disse Zezé.

“Eu não estou vendo nenhum time no Brasil estável. O Corinthians e o Flamengo, que eram líderes, já estão oscilando. Isso é transitório, se ganharmos dois jogos seguidos já muda o quadro. Por enquanto não estamos com luz vermelha acesa não, estamos no meio da tabela, eu nem conto com possibilidade de rebaixamento. Tem este jogo com o Santos agora e depois temos dois jogos em casa, temos time para recuperar. Os jogadores vão assimilar o trabalho do novo treinador”, completou.

Zezé também falou das eleições para a presidência do clube, dos reforços contratados e da situação de Montillo no Cruzeiro.

Leia a entrevista completa:


Com quatro vendas de jogadores importantes no decorrer do campeonato, a diretoria assume parte da culpa pela fase ruim do clube?


Não vejo isso como culpa, vejo como forma de acertar compromissos. Eu não vendo porque acho bonito. Não adianta querer manter um time inteiro e ficar com compromissos atrasados, nunca atrasei salário, nunca atrasei nada em função disso e foi sempre assim. Chegaram dois jogadores novos agora, o Keirrison e o Bobô, que estão em período de adaptação. Nosso time continua forte.

O time não ficou mais fraco depois das negociações?


O Charles está bem, no lugar do Henrique, o Thiago... perdemos o Wallyson que se machucou. Na verdade saiu o Gil, mas a defesa nossa não está mal, temos outras opções para a zaga. Não acho que esses jogadores que saíram, à exceção do Thiago Ribeiro, estão fazendo falta. O Dudu era reserva. Não vejo problema no elenco. O problema era que o Joel não estava acertando, mudou muito a maneira do nosso time jogar, mas temos um turno inteiro pela frente, por isso não estou preocupado.

O Emerson Ávila ainda não tem contrato e salário de treinador efetivo. É realmente pretensão da diretoria fazer isso até janeiro?

Todo treinador, para mim, é temporário. Ninguém tem emprego garantido e o Emerson não é diferente do Joel e de nenhum outro que passou por aqui. Não estamos com treinador tampão, mas tanto o Emerson quanto qualquer outro treinador que a gente tiver, vive de resultados. Mas ele não é tampão, nós temos o objetivo de ele ficar.

Qual desempenho o Cruzeiro espera de Ávila para efetivá-lo como treinador no ano que vem?

Espero ter condições de mantê-lo o campeonato inteiro para depois a gente ter condições de conversar. Ser campeão, já sabemos que é muito difícil, mas chegar à Libertadores é possível sim. Em 2009, quando nos classificamos no último jogo, com gol do Kleber, foi um ano parecido com esse e tivemos uma grande arrancada. Se ganha duas partidas seguidas, muda toda a história. Por enquanto eu estou tranquilo. Eu acredito que temos condições de brigar por Libertadores. O segundo turno do campeonato apenas começou. Claro que se continuarmos do jeito que estamos jogando não vamos chegar.

O Cruzeiro ainda não jogou bem sob o comando de Emerson Ávila. A diretoria tem cartas na manga para o cargo de treinador, caso Ávila não engrene?

Eu não penso em outro nome enquanto eu estiver com o Emerson lá. Ele é o treinador. O mesmo que valia para o Joel Santana vale para o Emerson. Não estou pensando em Renato nem em ninguém por enquanto. Não vou falar em nomes de treinadores enquanto eu estiver com um treinador no cargo. Para mim, o Cruzeiro jogou bem contra o Fluminense. Os juízes também têm que parar de meter a mão na gente. Houve um pênalti contra a gente que não foi pênalti e um contra nós que não foi dado. Claro que está ficando cada dia mais difícil chegar lá em cima, mas essa fase não me preocupa não.

Hoje a distância do Cruzeiro para o primeiro clube na zona de rebaixamento é apenas sete pontos. Você teme a queda?

Eu troco de nome se o Cruzeiro cair, eu troco de nome. Sete pontos (de distância para a zona do rebaixamento) é muita coisa, é quase a mesma distância da gente para o quarto colocado. A possibilidade de cairmos é a mesma de estarmos daqui duas rodadas na zona de classificação para a Libertadores. Estamos a oito pontos do quarto lugar, isso não me preocupa. Eu não estou vendo nenhum time no Brasil estável. O Corinthians e o Flamengo, que eram líderes, já estão oscilando. Isso é transitório, se ganharmos dois jogos seguidos já muda o quadro. Por enquanto não estamos com luz vermelha acesa não, estamos no meio da tabela, eu nem conto com possibilidade de rebaixamento. Tem este jogo com o Santos agora e depois temos dois jogos em casa, temos time para recuperar. Os jogadores vão assimilar o trabalho do novo treinador

Keirrison e Charles têm contratos de empréstimo só até o fim do ano; isso não representa certa falta de planejamento para a próxima temporada, já que o clube terá que montar um novo time em janeiro?
O Keirrison tem um contrato até o final do ano que vem. Nós temos uma opção já assinada com ele. Em janeiro, se a gente quiser, independe do Keirrison. Ele tem dois anos de contrato, depende só do Cruzeiro. Nós fizemos um contrato com ele de seis meses com opção de mais um ano e meio. Já o Charles se encerra no fim do ano. Mas o jogador, quando está na Rússia, em um time que não quer o jogador, não há dificuldade nenhuma de se renovar com ele. Para o ano que vem, dá para manter todo mundo.

O Antônio Claret deve confirmar sua candidatura à presidência na próxima semana. Como você analisa essa situação?

É um direito que ele tem como conselheiro, mas nosso candidato (Gilvan de Pinho Tavares) é absolutamente favorito. A gente respeita a candidatura do Claret, mas eu não o vejo com uma história no clube ainda, apesar de gostar dele e respeitá-lo. O Gilvan tem 50 anos de clube, é um ex-jogador do Cruzeiro, conhece de futebol, jogou nos juniores do Cruzeiro, tem uma história que o Claret não tem ainda. Se o Claret quiser ser presidente, acho que terá que esperar um pouco.

O Montillo fica no Cruzeiro em 2012?

Sobre o Montillo, eu não sei, sou presidente só até dezembro, eu tive 10 milhões de euros e não vendi. Foi uma proposta da Rússia. E eu conversei com o próprio doutor Gilvan, que vai fazer tudo para segurar o Montillo. Eu sou presidente só mais três meses e meio, depois é com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário