O empate do Cruzeiro contra o São Paulo, na última quarta-feira, deixou a torcida celeste e os jogadores confiantes na reação do clube, pelo futebol demonstrado em campo. Fora dele, porém, os cálculos dos matemáticos não são muito animadores. Sem vencer há nove rodadas, o Cruzeiro segue na lanterna isolada do returno.
De acordo com o departamento de matemática da UFMG, a chance de rebaixamento atual do Cruzeiro é de 45%, restando 10 jogos para o fim da competição. Já pelas contas do matemático gaúcho Tristão Garcia, do site Infobola, o risco de rebaixamento celeste já é de 41%.
Pelos cálculos da UFMG, o time que chegar aos 45 pontos terá apenas 4,83% de chance de ser rebaixado. Quem alcançar os 46, tem risco mínimo de queda: apenas 1,38%.
Para chegar aos 45 pontos, o Cruzeiro precisa basicamente de cinco vitórias em 10 jogos, ou quatro vitórias e três empates. Três triunfos e seis igualdades também salvariam o clube celeste.
Se serve de alento para os torcedores do Cruzeiro, o rival Atlético tem grandes chances de rebaixamento. De acordo com o departamento de matemática da UFMG, o Galo corre 68,9% de risco. Já o professor Tristão Garcia deu 74% de chance do Alvinegro ser rebaixado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário